Com poucas mudanças no quarto, você pode melhorar a qualidade do sono
Por conta da correria do dia a dia e do estresse, é comum muita gente ter problemas na hora de dormir. Mas, o que nem todo mundo sabe, é que isso pode ser acertado ou evitado pela decoração do quarto, que tem ligação direta com o conforto e as sensações que serão percebidas por quem entrar e repousar no ambiente. Então, se você sofre desse mal, talvez seja hora de repensar o cômodo e ter uma decoração que te faça dormir bem.
“Foi-se a época em que as pessoas pensavam em usar apenas o que é bonito, hoje o conforto tem sido tema fundamental para uma decoração”, explica a arquiteta Vanessa Chieregato.
E são muitos os fatores que podem contribuir para isso antes mesmo de você mexer em qualquer aspecto decorativo do ambiente. Tirar os aparelhos eletrônicos do local, por exemplo, é um grande começo, pois eles influenciam no sono de forma a não deixar que o descanso seja integral caso tenham sido utilizados momentos antes de dormir.
A iluminação é outro ponto o qual você pode mudar hoje mesmo, trocando as lâmpadas brancas pelas amarelas, que dão maior sensação de conforto, segundo exemplifica a arquiteta e urbanista Danielle Andraos, do escritório Arquitetura Possível.
Ainda segundo ela, adicionar elementos naturais no ambiente é uma das fórmulas para o aconchego: “A alfazema, a lavanda e o jasmim são plantas cheirosas, bonitas que aliviam a ansiedade, renovam a energia e ajudam a dormir e respirar melhor”, diz ela, que completa dando a dica de incluir itens decorativos que tenham alguma história e te tragam boas lembranças.
Mas, se a ideia for reformar o quarto de fato para ter noites de sono melhores, um método que pode ser de grande ajuda é o Feng Shui. Desenvolvida pelos chineses há mais de três mil anos, essa ciência milenar estuda nada menos do que os efeitos das energias dos ambientes, naturais e construídos, na vida das pessoas. Ou seja, nada melhor do que isso para entrar em harmonia com o seu cantinho de repouso.
De acordo com Danielle, uma das dicas essenciais do Feng Shui dita o uso de cabeceiras na cama: “A falta dela traz a sensação de insegurança e as pessoas podem ficar com sono leve e até insônia. Também deve-se evitar os espelhos de frente a cama, pois suga a energia e a qualidade do sono”.
No entanto, não é preciso apenas ser adepto do Feng Shui para entender a interferência do ambiente na tranquilidade do dia a dia. É comprovado cientificamente que as cores das paredes precisam ser pensadas de forma a agir em cada cômodo. Para o quarto, as melhores cores são o azul, o verde e o amarelo, sempre em tons suaves, que acalmam e tranquilizam.
Já as opções mais brilhantes e intensas devem ficar longe do local onde você vai dormir. O marrom e o roxo, por exemplo, estimulam a criatividade, segundo Danielle Andraos, enquanto o laranja e o vermelho acionam o raciocínio, resultando em um sono leve e de pouco descanso.
Mexendo em poucos pontos do ambiente, você já pode fazer uma boa diferença no seu descanso diário. Mas, mudando alguns hábitos, você também consegue aprimorar a qualidade do sono.
“É de extrema importância a organização do quarto, o descanso visual começa quando se olha para um ambiente visualmente organizado, e consequentemente afeta na hora do sono, tendo uma mente mais descansada”, é o que indica Vanessa Chieregato